CLÉRIO'S HOME PAGE
CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA                                             VOLTAR


VII CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES
Realizado de 05 a 07/11/2010, em Eurico Salles, Carapina, Serra, ES.



UM SHOW DE CULTURA. UMA FESTA ENCANTADORA ELOGIADA POR TODOS

O Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC, presidido por Clério José Borges, entidade cultural sem fins lucrativos, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, da Prefeitura Municipal da Serra e da AMBES - Associação de Moradores do Bairro de Eurico Salles realizou com sucesso o VII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, um grande encontro de Poetas, Escritores de diversas cidades brasileiras, realizado de 05 a 07 de Novembro de 2010, na sede da AMBES, no Distrito de Carapina, Município da Serra, ES. O evento, inteiramente grátis, contou com lançamento de livros, exposição de pinturas e artesanato, oficina de criação poética, exibição de filmes em Vídeo, palestras,Serenata e Missa em Trovas. Ao final do Congresso foi aprovada a CARTA DE EURICO SALLES. LEIA AQUI

SHOW DO CORAL DA ARCELOR MITTAL E DO MAESTRO ADOLFO
SERENATA DOS TROVADORES PELAS RUAS DO BAIRRO

Um dos destaques do VII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores realizado em novembro de 2010, em Eurico Salles foi a Serenata que contou com o apoio do Bloco Carnavalesco do Bairro, o Cara de Pau. A Escritora Silvia Araújo Motta de Belo Horizonte, MG, com o violão e o Sr. João, conhecido por Tio João, morador do bairro foram os grandes destaques da Serenata. O Grupo saiu do local do Congresso percorrendo as ruas do bairro e realizando três paradas em residências onde foram recepcionados com salgados e bolo pelos moradores.

MISSA EM TROVAS CELEBRADA POR PADRE PEDRO EMOCIONOU A TODOS

Outro destaque do VII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores realizado em novembro de 2010, em Eurico Salles foi a MISSA EM TROVAS, que teve o apoio da Comunidade Católica São Paulo e foi celebrada pelo Padre Italiano e Comboniano, Pedro Settin. A celebração com trovas do trovador Antônio Augusto de Assis, de Maringá, Paraná, contou com declamações e muitas trovas apresentadas pelos Poetas Trovadores do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo presentes ao evento, tendo emocionado a todos. Ao final da Missa a Banda de Congo Mirim do balneário de Carapebus deu um show à parte. Destacou-se durante o evento, a participação do Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Osmar Nascimento e os alunos da Escola de Ensino Médio e Fundamental Belmiro Teixeira Pimenta, de Eurico Salles e toda a Comunidade local. Agradecimentos ao Padre Pedro Settin, ao Bloco Cara de Pau e seu Presidente Fábio Santana e ao presidente da AMBES, Gideão Enrique Svensson. Obrigado a todos e, em especial, aos amigos da Comissão Organizadora do evento, Josvaldo Maria dos Anjos, Magnólia P. Silvestre, Alzeny Ribeiro Mattos e Zenaide Emília Thomes Borges.

VEJA AQUI MAIS DE 800 FOTOS DO CONGRESSO REALIZADO EM 2010


Para ver o álbum com mais de 800 fotos CLIQUE AQUI

ASSISTA OS VÍDEOS DO CONGRESSO REALIZADO PELO CTC EM 2010
           
MAIS VÍDEOS DO CONGRESSO EM: WWW.YOUTUBE.COM/CLERIOBORGES

Assista pelo sistema de Slides a exibição as mais de 800 fotos do VII Congresso de Poetas Trovadores realizado de 05 a 07/11/2010, em Eurico Salles, bairro do Município da Serra, na Grande Vitória, Estado do Espírito Santo, Brasil. A promoção foi do Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC. Conheça o documento final aprovado pelo plenário, chamado de CARTA DE EURICO SALLES. (Texto abaixo). Estamos programando para 2011, o VIII Congresso. Duas cidades são candidatas: Santa Teresa, localizada na região serrana e Bom Jesus do Norte, ES, localizada junto a divisa com Bom Jesus de Itabapoana,RJ. Definição até maio de 2011. Ver álbum com todas as fotos CLIQUE AQUI

DICIONÁRIO REGIONAL DE GÍRIAS E JARGÕES
LANÇADO NO DIA 05/11/2010, NA AMBES, EURICO SALLES, SERRA ES

A Academia de Letras e Artes da Serra e o Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC, promoveram com êxito o lançamento de mais um Livro do Poeta Escritor e Trovador Clério José Borges de Sant Anna. O Livro DICIONÁRIO REGIONAL DE GÍRIAS E JARGÕES, apresenta gírias da Malandragem, dos Jovens, dos Advogados (Expressões em Latim), dos Noiados, das Patricinhas e Mauricinhos e dos Policiais. Um trabalho de pesquisa realizado durante 35 anos trabalhando como Escrivão de Polícia da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo. O lançamento do oitavo Livro de Clério José Borges ocorreu no dia 05 de Novembro de 2010, Sexta feira, durante a solenidade de abertura do VII CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES,na Sede da Associação de Moradores do Bairro Eurico Salles, AMBES, na Rua dos Colibris, quadra 10, Eurico Salles, Carapina, Serra, ES. A obra possui 248 páginas, sendo sua leitura proibida para menores de 18 anos, já que por ser um Dicionário, possui palavrões. Solicite Detalhes por e-mail: clerioborges@hotmail.com O Escritor e Historiador, Clério José Borges, na vida profissional, colecionou, Gírias usadas por Policiais e pela Malandragem. Agora obra é publicada em Livro impresso. São mais de dez mil gírias   Esta obra, antes de ser publicada foi destaque em reportagens dos Jornais: "FOLHA DE SÃO PAULO" (Caderno SINAPSE, edição de 24/06/2003); "A TRIBUNA", (17/08/1998) e "A GAZETA", de Vitória, ES. (30/06/2003). A Gíria é a segunda língua dos brasileiros. [CONFIRA]

CARTA DE EURICO SALLES

Legenda das Fotos: Trovador Agostinho Rodrigues fazendo a leitura da Carta de Eurico Salles, no dia 07/11/2010, por volta de 11,00 horas da manhã. No centro de camisa amarela, Clério José Borges e ao seu lado o Secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal da Serra, Osmar Nascimento ouvindo a Leitura da Carta. Na segunda foto, a entrega da Carta ao Exmo. Sr. Secretário Osmar Nascimento. Na terceira foto, momento do Discurso do Secretário após receber a Carta de Eurico Salles.

Carta de Intenção dos Trovadores participantes do VII CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES, promovido pelo Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, Eurico Salles, Serra, ES, sob a presidência de Clério José Borges de Sant Anna, no período de 05 a 07 de Novembro de 2010.

Após a realização das atividades programadas pelo referido Congresso foi nomeada uma Comissão para a elaboração da Carta que norteou o encaminhamento de propostas, aprovadas após debates de participantes da Assembléia Geral.

 

1º - Criação, se for o caso, de uma LEI ESPECÍFICA, que inclua A TROVA COMO BEM IMATERIAL DE CULTURA, CONFORME A LEI Nº 8.895/2003, que estabelece que qualquer pessoa ou sociedade civil solicite registro de bens culturais no Brasil, onde os poderes públicos executivos, municipais, estaduais e federal, têm a obrigação de criar políticas públicas para a preservação dos patrimônios culturais imateriais ou intangíveis, onde os saberes, modos de fazer, formas de expressão, como no caso da TROVA, são exemplos de bens imateriais, denominação esta utilizada a partir de 1997 pela Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura (UNESCO), devendo pois o registro ser inscrito em um dos quatro Livros que incluem os Saberes e Modos de Fazer, Eventos e Celebrações, Expressões Lúdicas e Artísticas, e Espaços destinados a Práticas Culturais Coletivas.

2º - Que os Poetas Trovadores que possuam Livros publicados sejam convidados pelos Poderes Municipais e Estaduais para que suas obras poéticas sejam consideradas LIVROS PARADIDÁTICOS, a serem adotados para estudos na REDE ESCOLAR MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL, nos próximos anos.

- Que seja estimulada a reciclagem e habilitação de professores de Língua Portuguesa e Literatura, desde o Ensino Fundamental, médio até o Universitário, com vistas ao estudo da evolução da TROVA, composição poética de quatro versos setesilábicos, com rima e sentido completo, da Idade Média até a atualidade.

4º - Necessidade de divulgar adequadamente a Definição correta de TROVA, às mais diversas finalidades tais como: ensino, tradução, interpretação, elaboração de dicionários e glossários.

5º - Aquisição pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura, a nível Federal; pelas Secretarias de Educação e Cultura à nível Estadual e Municipal, para a divulgação de Livros de TROVAS de Autores brasileiros para compor o acervo das Bibliotecas Públicas Escolares.

 

Assinam esta Carta, com a aprovação do Plenário do Congresso, do Presidente do CTC, Clério José Borges; Do Presidente da Comissão da Carta de Eurico Salles e dos vogais abaixo: Presidente: AGOSTINHO RODRIGUES, da Cidade de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro; Vogal: DALVA MEIRELLES, da Cidade do Rio de Janeiro; Vogal: José Viana Gonçalves, da Cidade de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro; Vogal: Olga Magalhães, da Cidade de Itaberaba, Bahia; Vogal: Sílvia Araújo Motta, da Cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Clério José Borges de Sant Anna

Presidente do CTC – Clube dos Trovadores Capixabas

Sede provisória: Rua dos Pombos, 2 – Eurico Salles Carapina Serra ES

20160-280 Tel.: 0 xx 27 3328 07 53

E-mail: clerioborges@hotmail.com




Segue abaixo o Texto Original da Carta de Eurico Salles, com as Assinaturas. O texto depois foi revisado e definido conforme consta acima.

VOLTAR

PARA A PÁGINA PRINCIPAL


Copyright © 2011 - All Rights Reserved: CJBS