CLÉRIO'S HOME PAGE
CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA                                             VOLTAR

BLOCO CARNAVALESCO CARA DE PAU
Bairro Eurico Salles - Carapina - Serra - Espírito Santo

HISTÓRICO: Fundação histórica do Bloco Cara de Pau em 1999. Uma entidade social, registrada como Pessoa Jurídica, e atuante em diversas atividades no bairro Eurico Salles

DESFILE: Terceira Idade e Toni Rabbi homenageados no Desfile de 2012, que teve como tema: “Bloco Cara de Pau: Mais que Carnaval.” Fotos e os vídeos do Desfile de 16 de fevereiro de 2012

JULGAMENTO: No dia 22 de Janeiro de 2011, na Praça dos Pássaros foi realizada uma festa para a Escolha do Samba Enredo

DESFILE: Dia 03 de Março de 2011. Fotos e Vídeos do Desfile de 2011, com o tema "O Progresso é quando se sabe crescer"

FOTOS: Desfile realizado em 2010

FEIJOADA: Primeira feijoada realizada em 2009

VÍDEO: Imagens do desfile realizado em 2007

FOTOS: Desfile realizado em 2004


CARA DE PAU É SUCESSO NO CARNAVAL DA SERRA

Bloco Carnavalesco foi fundado em 1999

Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles

Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Histórico do Bloco Cara de Pau - No ano de 1999, na Rua dos Pavões, no bairro Eurico Salles, foi dado, por um grupo de amigos o pontapé inicial para a criação do Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Cara de Pau, carinhosamente conhecido como o “Cara de Pau”. Começou com um “bate latas” pelas ruas do bairro e ganhou corpo ao longo dos anos. Com sua organização foi definido que o desfile do Bloco acontece sempre na quinta-feira que antecede o Carnaval Brasileiro Oficial.

Atualmente cerca de mil e quinhentos foliões acompanham o desfile que trata em seu enredo de vários temas com alegria e criatividade. A cada ano é homenageado dois moradores do bairro no samba-enredo e os ensaios da bateria tornou-se um evento que movimenta a Praça dos Pássaros, em Eurico Salles.

Ao longo dos anos o Cara de Pau evoluiu de um bloco meramente carnavalesco para uma entidade social, registrada como Pessoa Jurídica, e atuante em diversas atividades no bairro Eurico Salles. As realizações tomaram novas proporções e foram criados, além do desfile, novos eventos de entretenimento como a Festa das Crianças. Com o passar dos anos surgiu a Arte na Praça e foram realizados bailes, desfiles em outros lugares, participação em escolas de samba e atividades recreativas voltadas para os moradores e moradoras do bairro e adjacências.

Segundo o Presidente Fábio Santana, "destacamos em nossa evolução as diversas ações em prol da comunidade: realização de eventos na Praça dos Pássaros que oportunizou a criação da “Feirinha da Praça”; mutirão de limpeza das praças; luta contra a instalação do terminal rodoviário na entrada do bairro; negociação junto a Sá Cavalcante e Prefeitura de Serra no desenvolvimento de ações que amenizem os impactos negativos do Shopping Mestre Álvaro em Eurico Salles, entre outras."

Com essa postura em realizar e apoiar atividades sociais no município de Serra o Cara de Pau atraiu parcerias de entidades e empresários em sua atuação, bem como, consolidou o apreço e respeito dos que o conhecem a fundo e reconhecem que nossa entidade está voltada para a melhoria e sustentabilidade da qualidade de vida do povo serrano. Cada ano o nosso Bloco aprimora suas ações e comprova que é “Muito Mais que Carnaval”.

Voltar: Retornar
para o Alto da Página




DESFILE DE 2012 DO CARA DE PAU

No ano de 2012 os homenageados foram Antônio Rabbi (Toni) e o Grupo da Terceira Idade “Projeto Conviver para Viver Melhor”.

Resultado da apuração do Desfile do Bloco Cara de Pau 2012. - Uma análise do Presidente Fábio Santana.

No dia 16 de fevereiro de 2012 aconteceu o 13º Desfile de Carnaval do Bloco Cara de Pau pelas ruas do bairro Eurico Salles, em Serra/ES. Bloco Cara de Pau de Eurico Salles
Com o enredo “Bloco Cara de Pau: Mais que Carnaval” as ruas do bairro foram invadidas pela alegria traduzida nas famílias presentes, no samba-enredo, nas fantasias, nas homenagens e na batida da bateria.
Antes do desfile a chuva caiu com vontade de lavar as ruas para o Bloco passar e os foliões compareceram na concentração da Praça dos Pássaros mesmo assim. Ao longo do percurso a chuva até deu uma trégua e assistiu o entusiasmo da ala da Terceira Idade, da vibração empolgante da bateria de Mestre Hudson, o passeio do boneco gigante do Cara de Pau, o carro do tradicional limãozinho alegrando a galera, a afinação dos intérpretes e mais de mil pessoas – segundo cálculo da Polícia Militar – dançando com muita descontração.
Na parte final do desfile a chuva quis participar da festa e novamente caiu com gosto e as pessoas continuaram a brincadeira até o término mostrando que são Cara de Pau até debaixo d’água.
Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Confira as notas do Desfile do Bloco Cara de Pau 2012:
• Nota 10 para a Bateria de Mestre Hudson que empolgou a galera. • Nota 10 para os intérpretes que alegraram o Bloco. • Nota 10 para o samba-enredo que embalou os foliões. • Nota 10 para as fantasias e adereços. • Nota 10 para a ala da Terceira Idade que emocionou todo mundo. • Nota 10 para os homenageados, Antônio Rabbi, o Toni, foto ao lado e o Projeto Conviver para Viver Melhor (3ª Idade), que nos honraram desfilando. • Nota 10 para a Polícia Militar que enviou carros de patrulha e vinte soldados. Não tiveram trabalho, pois como sempre não aconteceu nenhum distúrbio neste evento. • Nota 10 para o Batalhão de Trânsito Municipal que sinalizou as ruas no percurso. • Nota 10 para a chuva que consolidou o carinho do povo pelo Bloco. • Nota 10 para a imprensa que anunciou nossos ensaios e o desfile. • Nota 10 para os donos de barraca da praça que nos apoiaram em todas as necessidades. • Nota 10 para o público que sabe se divertir com responsabilidade. • Nota 10 para todos que apóiam, patrocinam e realizam este evento. • Nota 05 para a Secretaria de Cultura que enviou o trio elétrico, infelizmente esqueceram dos banheiros e, se não foi esquecimento, não nos avisaram para que providenciássemos. • Nota Zero para a Secretaria de Serviços que não limpa há muito tempo e nem limpou a Praça dos Pássaros antes e depois conforme solicitado em ofício pelo Bloco. Sem problemas, cuidamos disso como sempre.
Obrigado a todos e a todas! Em 2013 tem mais...
Fábio Santana Presidente do Bloco Cara de Pau (27) 9849 6661 (27) 3064 0329

Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles



FOTOS DO DESFILE BLOCO CARNAVALESCO CARA DE PAU EM 2012 EM EURICO SALLES E JACARAÍPE

São 223 fotos do Desfile do Bloco Cara de Pau pelas ruas de Eurico Salles no dia 16/02/2012 e do desfile realizado no dia seguinte, dia 17, em Jacaraípe no Desfile da Liga de Blocos Carnavalescos da Serra.



VÍDEOS DO DESFILE DO BLOCO CARNAVALESCO CARA DE PAU EM 2012

        

Voltar: Retornar
para o Alto da Página



FESTA DA ESCOLHA DO SAMBA ENREDO DE 2011

O concurso para a Escolha do Samba Enredo do Bloco Carnavalesco Cara de Pau, de Eurico Salles, Serra ES em 2011 ocorreu no dia 22 de Janeiro, um sábado, na Praça dos Pássaros em Eurico Salles. No Corpo de Jurados para a escolha do melhor Samba Enredo do Bloco Cara de Pau; atualmente presidido por Fábio Santana estavam: Marcos Caran, presidente da Liga de Blocos Carnavalescos da Serra; o Secretário Municipal de Turismo, Cultura Esporte e Lazer da Prefeitura da Serra, Osmar Nascimento; o Ator e Carnavalesco Everaldo Nascimento; o Escritor Poeta e Trovador Clério José Borges de Sant Anna, morador de Eurico Salles; a Socióloga Márcia Fracalossi Massariol, moradora de Eurico Salles; o Rei Momo, do Carnaval Capixaba, Luiz Vieira e a Rainha do Carnaval 2011, Débora da Costa. O evento aconteceu na Praça dos Pássaros em Eurico Salles, Carapina, Serra, Espírito Santo.

Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles

Foto 01 e Foto 02 - Mesa da Comissão Julgadora: Everaldo Nascimento; Clério José Borges; Osmar Nascimento; Débora da Costa; Luiz Vieira e Márcia Fracalossi Massariol.

Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles

Foto 01: Márcia Fracalossi Massariol; Luiz Vieira; Débora da Costa; Osmar Nascimento; Clério José Borges e Everaldo Nascimento
Foto 02: Marcos Caran; Everealdo Nascimento e Clério José Borges
Foto 03: Osmar Nascimento: Presidente Fábio Santana; Clério José Borges e Marcos Caran. Dia 22 de Janeiro de 2011

VÍDEOS DA FESTA DA ESCOLHA DO SAMBA ENREDO DE 2011

    



DESFILE DO BLOCO CARNAVALESCO CARA DE PAU EM 2011

Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles

Com a participação de aproximadamente mil foliões, o Bloco Cara de Pau abriu o Carnaval do Município da Serra nesta quinta feira dia 03 de Março de 2011, com o tema "O Progresso é quando se sabe crescer". Com imagens de Thiago dos Santos Silva e Tomaz Silva dos Santos especiais para o Canal e o web site de Clério José Borges. O Cara de Pau é sucesso no Carnaval de rua da Grande Vitória, ES.

LETRA DO SAMBA ENREDO DE 2011 - Progresso é quando se sabe crescer Letra: Fábio Santana - Música: Luiz Massa - (refrão) A Serra cresceu O progresso chegou ao Eurico O bairro valorizou Mas o sossego acabou (O bairro valorizou) O bairro valorizou Tem gente pensando em ficar rico Eu continuo bebendo o limão Não sei se vou... Não sei se fico **** Antigamente o perigo vinha do alto Mas agora tudo é uma contramão O bairro não tem quebra-molas Mas tem carro pensando que é avião E falando de progresso Autoridades pensam que é o maior sucesso Mas quem alerta é o Cara de Pau O retrocesso é obter o Terminal **** (refrão) A Serra cresceu O progresso chegou ao Eurico O bairro valorizou Mas o sossego acabou (O bairro valorizou) O bairro valorizou Tem gente pensando em ficar rico Eu continuo bebendo o limão Não sei se vou... Não sei se fico **** Não vou ficar parado sem fazer nada Não quero ver meu bairro morrer O progresso é sempre bem-vindo Quando se sabe crescer Vou receber os novos moradores Que se acostumem com o ronco do avião Prestigiando a Arte na Praça Cantando com Tião e também com o Tio João (refrão)



    

    

Voltar: Retornar
para o Alto da Página



FOTOS DO DESFILE DE 2010 DO BLOCO CARNAVALESCO CARA DE PAU

Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles

Voltar: Retornar
para o Alto da Página



PRIMEIRA FEIJOADA DO BLOCO CARNAVALESCO CARA DE PAU EM 2009

Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles

Voltar: Retornar
para o Alto da Página




VÍDEO DO DESFILE DE 2007 DO BLOCO CARNAVALESCO CARA DE PAU

Apresentação do Bloco Carnavalesco Cara de Pau Eurico Salles Serra ES, no dia 15 de Fevereiro de 2007, pelas ruas do bairro Eurico Salles, Carapina, Serra, ES. Destaques para Zeca, Clério Borges, Mizinho do Cavaco, Gil Presença, Renatinho, Cleberson e dos moradores do bairro. O Bloco sai sempre na quinta feira antes do Carnaval Oficial.



Voltar: Retornar
para o Alto da Página




FOTOS DE 2004 DO BLOCO CARNAVALESCO CARA DE PAU



Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles
Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles Bloco Cara de Pau de Eurico Salles

Voltar: Retornar
para o Alto da Página




OBSERVAÇÃO: Permitimos a livre reprodução do conteúdo e agradecemos a citação da fonte com a inclusão de nosso link, se possível.

Fonte de Pesquisa:
Borges, Clério José - Livro História da Serra, 1a. 2a. e 3a Edição - 1998, 2003 e 2009 - Editora Canela Verde - À Venda na Livraria Doce Saber, Laranjeiras, Serra ES - Tel.: 27 - 32 81 24 89

Borges, Clério José - Livro Dicionário Regional de Gírias e Jargões - 2010 - Editora Canela Verde - À Venda na Livraria Doce Saber, Laranjeiras, Serra ES - Tel.: 27 - 32 81 24 89



LIVRO HISTÓRIA DA SERRA

Melhor Livro em prosa de 1998

O Livro "História da Serra" é eleito o melhor de 98 no gênero prosa. (...) O autor do livro foi comunicado da colocação obtida por seu livro por uma carta enviada no dia 20 de Janeiro, pela Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, entidade com sede nacional em Mogi das Cruzes, São Paulo, a também escritora, Maria Aparecida de Mello Calandra”. Notícia do Jornal "Tempo Novo", de 30 de janeiro de 1999.

“Mogi das Cruzes, 20 de Janeiro de 1999. Excelentíssimo Sr. Clério Borges de Sant'Anna.
Por meio desta vimos parabenizar Vossa Excelência pela expressiva votação popular conquistada na eleição de "Os Melhores de 1998”.
Aproveitamos o ensejo para informar Vossa Excelência que a obra intitulada "História da Serra" foi eleita como um dos melhores livros de 1998, publicado em prosa no Brasil.
A cerimônia oficial de premiação dar-se-á em abril de 1999. Sem mais, despedimo-nos. Professora Maria Aparecida de Mello Calandra, IWA, Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, CGC: 01. 208. 554/0001 - 41 - Mogi das Cruzes - São Paulo”.


SESSÃO SOLENE DA CÂMARA
HOMENAGEIA HISTORIADORES DA SERRA

15/09/2005 - Em solenidade realizada na Sala de Reuniões Flodoaldo Borges Miguel, no Plenário da Câmara Municipal da Serra, os Escritores Clério José Borges de Sant Anna, João Luiz Castello Lopes Ribeiro e Galbo Benedicto do Nascimento foram homenageados com uma PLACA ESPECIAL, DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO, HISTORIADOR SERRANO.
O Dia do Historiador foi uma Lei Municipal aprovada pela Câmara e sancionada pelo Prefeito da Serra, em 2005.
De Autoria do Vereador Joâo de Deus Corrêa, o Dia do Historiador Serrano foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal da Serra, sendo a primeira Lei aprovada pela Câmara e sancionada em 2005 pelo Prefeito Municipal, Dr. Audifax Barcellos. A comemoração foi concretizada no dia 15 de Setembro de 2005, ocasião em que foram homenageados os três principais historiadores do Município da Serra, Clério José Borges; João Luiz Castello Lopes Ribeiro e Galbo Benedicto do Nascimento, os três membros fundadores da Academia de Letras e Artes da Serra, Serra, ES
Na foto Clério José Borges, Vereador Tio João e João Luiz Castello em solenidade na Câmara Municipal da Serra, ES, Brasil.

Foto 01: Placa Especial recebida por Clério José Borges, no dia 15 de Setembro de 2005, na Sessão Solene do Dia do Historiador da Serra, presidida pelo Vereador João de Deus Corrêa, o Tio João. A Placa diz: " Diploma de Honra ao Mérito. HISTORIADOR SERRANO. CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT ANNA. A Câmara Municipal da Serra, através do Vereador João de Deus Corrêa - Tio João, confere o TÍTULO DE HONRA AO EMÉRITO HISTORIADOR SERRANO, ESCRITOR CLERIO JOSÉ BORGES DE SANT ANNA, por sua brilhante capacidade de Criação Literária, Emérito Trabalho de Pesquisador da História da Serra. Serra, Estado do Espírito Santo, 15 de Setembro de 2005. Assinado: João de Deus Corrêa - Tio João, Vereador Proponente e Adir Paiva, Presidente".

Foto 02: Belo Horizonte, MG, dia 23 de Agosto de 2011 - Em solenidade presidida pelo Dr. Mário Carabajal, Presidente Nacional Fundador da ALB - Academia de Letras do Brasil e com a coordenação geral da Acadêmica Sílvia de Lourdes Araújo Motta, Escritora, Poeta, Doutora em Filosofia Universal, Cadeira 2 (dois) de Minas Gerais, Presidente “pro tempore” da ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-ALB de MINAS GERAIS, realizada na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, na Rua Guajajaras 1268, (sobreloja), Belo Horizonte, Minas Gerais, receberam a Medalha do Mérito Cultural AFONSO PENA e foram empossados como Acadêmicos Imortais, seguidores de Platão, os Escritores Capixabas, CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT ANNA e KÁTIA MARIA BOBBIO LIMA, respectivamente Presidente e Vice Presidente do CTC, Clube dos Poetas Trovadores Capixabas. A solenidade que foi muito bem organizada contou com a Diplomação de mais 38 Acadêmicos Imortais entre as quais a premiadíssima Escritora de Minas Gerais, Zeni de Barros Lana. No evento duas brilhantes apresentações musicais, inclusive a do Coral Luís de Camões, que foi aplaudido de pé por todos os presentes. Na foto Clério e a Medalha Afonso Pena.

VOLTAR

PARA A PÁGINA PRINCIPAL


Copyright © 2004 - 2012 - All Rights Reserved: CJBS