CLÉRIO'S HOME PAGE
CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA                                             VOLTAR

ESCOLHA DA FAMÍLIA REAL SERRANA

ABRE COM SUCESSO CARNAVAL DA SERRA 2012

Com a participação de grande público que lotou as dependências da Churrascaria localizada ao lado do prédio onde funciona o Serviço Pró Cidadão, na Avenida Talma Ribeiro Rodrigues, 5416, em Portal de Jacaraípe, Valquíria Gonçalves, a Kika e Sérgio Francisco Soares foram eleitos no sábado, dia 04 de fevereiro, respectivamente, Rainha e Rei do Carnaval do Município da Serra em 2012, numa promoção da Liga de Blocos Carnavalescos da Serra, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura Esporte e Lazer. Como primeira Princesa foi eleita Thiely Cristina S. S. da Silva e segunda Princesa, Juanita Gomes Oliveira. A coroação foi realizada pela Vice Prefeita, Madalena Santana que prestigiou a festa ao lado do Sub Secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Ernandes Zanon e da Diretora de Cultura da Prefeitura da Serra, Maria Martha Thomé.

O evento foi organizado pela Liga de Blocos Carnavalescos da Serra, entidade presidida pelo Carnavalesco, Marcos Caran, que já foi Presidente da Escola de Samba Rosas de Ouro e, contou com a participação de dez candidatas a Rainha e Princesas e de cinco candidatos a Rei do Carnaval Serrano. Na Comissão Julgadora nove personalidades deram notas de 5 a 10, observando três requisitos básicos: simpatia, conjunto, evolução e samba no pé. A vencedora Valquíria Gonçalves, a Kyka, obteve 256,5 pontos de um total de 270 pontos disputados. Já o Rei, o Despachante, Sérgio Francisco Soares obteve 259 pontos dos 270 disputados.

O Rei Momo e a Rainha receberam o prêmio de R$ 2 mil da Liga de Blocos Carnavalescos da Serra e as Princesas receberam R$ 1.500,00 cada uma. O regulamento do Concurso foi publicado no Diário Oficial do Estado, dia 22.12.2011. Ao se inscrever Sérgio informou ser morador no Município da Serra, embora já tenha sido em 2010, Rei Momo do Carnaval de Vitória, tendo visitado, naquela ocasião e na condição de Rei Momo, o Bloco "Cara de Pau", do bairro Eurico Salles (Serra), no dia 28/01/2010. Contudo o fato de já ter sido Rei Momo de Vitória não desmereceu a sua eleição na Serra, pois a sua simpatia e ginga no pé conquistou a Comissão Julgadora que o elegeu em primeiro lugar, com um total de 259 pontos, ou seja, 19 pontos a mais do que o candidato a Rei Momo, segundo colocado, Samuel Rosa dos Santos, que obteve um total de 240 pontos.

Comissão Julgadora

A Comissão Julgadora foi composta das seguintes personalidades sociais, políticas e culturais da Serra. O vice presidente da Escola Tradição Serrana, Carlos Cesar Lindoso; a apresentadora de Televisão Vitória afiliada da Rede Record, Vanessa Endringer; o coreógrafo e ator Marcos Konká; o ex-secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Osmar Nascimento; a professora Regina Lessa; a Sra. Rosa Maria Leal Santos, viúva do Carnavalesco Sivaldo Siri; o sociólogo Odmar Péricles; a professora de Dança do Ventre, Vivian Nardoto Pinciara e o Escritor, autor do Livro História da Cidade da Serra e Secretário da Liga de Blocos Carnavalescos da Serra, Clério José Borges.

Segundo o organizador Marcos Caran, foto ao lado com Clério José Borges, o evento, primeiro organizado pela Liga, foi coroado de pleno êxito em face da expressiva participação de membros das Diretorias dos Blocos Carnavalescos da Serra e das torcidas dos candidatos e das candidatas. Caran destacou ainda a presença de grande público que lotou as dependências da Churrascaria em Portal de Jacaraípe e o entusiasmo das torcidas organizadas que gritavam e aplaudiam a apresentação de todos com as mais variadas manifestações de carinho, no momento em que cada um dos candidatos era entrevistado pelo Mestre de Cerimônia do evento, professor Gabriel Adolfo Ribeiro. A animação musical ficou por conta do aplaudido músico e carnavalesco Costa Pereira e sua banda, bem como do Grupo Dinossauros do Samba e da bateria da Liga dos Blocos Carnavalescos. (Na foto ao lado, com o microfone, o músico Costa Pereira).

Participantes e pontuação

Participaram do concurso dez candidatas a Rainha, sendo que as classificadas em 2º e 3º lugares foram automaticamente eleitas, primeira e segunda princesas. Participaram: 1 – Lucidalva Oliveira Santana, que foi a primeira a se apresentar e obteve 189 pontos; 2 – Miriam de Almeida Cunha, 220 pontos; 3 – Andressa Nascimento Pereira, 221 pontos; 4 – Mary Neusa de S. Santos, 185,5 pontos; 5 – Juanita Gomes Oliveira, com 239, 5 pontos foi eleita segunda Princesa; 6 – Jaqueline de Souza Barros, 217 pontos; Fabiana Vergulino, com 237 pontos; 7 – Letícia dos Santos, com 206,5 pontos; 8 – Thiely Cristina S. S. da Silva, com 246 pontos sendo eleita primeira princesa; 9 – Valquíria A. Gonçalves, a Kyka, com 256,5 que foi a última a se apresentar e acabou eleita Rainha do Carnaval da Serra em 2012.

No concurso para a escolha do Rei, participaram: 1 – João Onaldo O. Almeida, que obteve um total de 186,5 pontos; 2 – Eduardo Mário O. Januário, com 184 pontos; 3 – Jefferson Ferreira da Silva, com um total de 176 pontos; 4 – Sérgio Francisco Soares, com 259 pontos, eleito Rei do Carnaval da Serra 2012 e 5 – Samuel Rosa dos Santos com um total de 240 pontos.     

Evento histórico

Segundo o Escritor Clério José Borges, autor do Livro História da Cidade da Serra, o evento além de histórico mostrou a garra e competência do Presidente Marcos Caran que conseguiu organizar uma competição que foi prestigiada pelas Diretorias dos Blocos Carnavalescos da Serra filiados a Liga, estando presentes os principais nomes de destaque do Carnaval do Município da Serra, bem como representações de entidades sociais e políticas. Também vale destacar, esclarece Clério Borges, o elevado índice de qualidade de todos concorrentes que demonstraram em suas apresentações muita simpatia, muita ginga e  muito samba no pé.





FOTOS


Foto 01 - Rei Momo Sérgio Francisco Soares; Rainha Valquíria Gonçalves; Vice Prefeita Madalena Santana; Passista; Marcos Caran; Maria Martha; Princesa Thiely e Princesa Juanita Gomes Oliveira
Foto 02 - Rei Momo Sérgio Francisco Soares; Clério José Borges; Rainha Valquíria A. Gonçalves e Princesa Thiely Cristina da Silva.


Foto 01 - Candidata desfilando perante a Comissão Julgadora do Concurso da Família Real Serrana 2012, no dia 04/02.
Foto 02 - Comissão Julgadora, Carlos Lindoso; Odmar Péricles; Clério José Borges; Rosa Maria Leal Santos e Osmar Nascimento.


Foto 01 - Marcos Caran e Clério José Borges.
Foto 02 - Músico, Carnavalesco e Cantor Costa Pereira.


Foto 01 - As belas candidatas aguardando o Resultado final.
Foto 02 - Dia: 04/02/2012, Portal de Jacaraípe, Serra, ES, Comissão Julgadora da Escolha da Família Real Serrana de 2012: Coreógrafo e ator Marcos Konká; Apresentadora de Programa de Televisão, Vanessa Endringer; Carnavalesco Lindoso; Sociólogo Odmar Péricles; Escritor Clério José Borges, Carnavalesca Rosa Maria Leal Santos; Carnavalesco Osmar Nascimento, com chapéu dourado e, sem aparecer na foto Professora Vivian Nardoto; Professora Regina Lessa e no final da mesa, aparecendo na foto a Convidada Especial, Diretora de Cultura, Maria Martha Thomé.




VÍDEOS DO EVENTO

            

            




TRADIÇÃO SERRANA 2012

Fotos de componentes da Escola de Samba Tradição Serrana no Carnaval 2012 - No dia 09/02/2012, o Município da Serra foi representado no Carnaval Capixaba, no Sambódromo "Walmor Miranda", em Vitória, com o Desfile de duas Escolas de Samba, Rosas de Ouro e Tradição Serrana. Nesta última Escola, Clério José Borges desfilou junto com a galera de Eurico Salles do Bloco Carnavalesco "Cara de Pau".



BIBLIOGRAFIA DO AUTOR

CLÉRIO JOSÉ BORGES. Biografia Resumida

Historiador, Poeta e Trovador Capixaba, o Escritor Clério José Borges de Sant Anna nasceu em 15/09/1950, no bairro de ARIBIRI, Município de Vila Velha, ES. Funcionário Público Estadual Aposentado no Cargo de ESCRIVÃO, trabalhando durante 35 anos, tendo recebido ELOGIOS e Medalhas de Bronze, PRATA e Ouro da Polícia Civil do Espírito Santo. Estudou Direito e Pedagogia na UFES - Universidade Federal do Espírito Santo. Fundou e foi o 1º presidente da Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS. Fundou e preside o Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC. Pertence ao Instituto Histórico e Geográfico do ES. Conselheiro durante oito anos do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Espírito Santo, tendo exercido as funções de Secretário de Plenário e de Vice Presidente. Conselheiro há 14 anos e atual Vice Presidente do Conselho Municipal de CULTURA da Cidade da Serra, ES. É morador da SERRA, ES, desde 1979 e Cidadão Serrano, titulo conferido pela Câmara Municipal da Serra em 26 de Dezembro de 1994. Senador da Cultura, pela Sociedade de Cultura Latina, SCL. Correspondente da Academia CACHOEIRENSE de Letras, (ES); da Academia PETROPOLITANA de Letras, da Cidade de Petrópolis,(RJ); da Academia Brasileira da Trova e da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas, ALCEAR e outras Academias e Associações Literárias do Brasil. Autor dos Livros: Trovas Capixabas; Trovadores dos Seminários da Trova; Trovadores Brasileiros da Atualidade; O Trovismo Capixaba; Alvor Poético; O Vampiro Lobisomem de Jacaraípe; História da Serra (3 Edições); Serra em Prosa e Versos/Poetas e Escritores da Serra; Origem Capixaba da Trova; Dicionário Regional de Gírias e Jargões. Organizador, desde 1981 dos Seminários Nacionais da Trova e dos Congressos Brasileiros de Poetas Trovadores. Detentor de Diversos Títulos, DIPLOMAS e homenagens, como por exemplo a MEDALHA CHICO PREGO, recebida em 30/03/2006. Teve atuação como Ator no Filme "QUEIMADO", de João Carlos Christo Coutinho, sobre a Revolta dos Negros Escravos do Distrito do Queimado, na Serra, ES, ocorrida em 1849. Atuou como Ator no FILME "Trovadores do Neotrovismo na Amazônia", da Cineasta Russa Valentina Ivanovna Kupnova. Produz Vídeos amadores para o You Tube onde já atingiu o número superior a Um Mil Vídeos. É Ministro da Palavra, da Comunidade São Paulo, Paróquia São José Operário, desde Dezembro de 2009 e pertence a Pastoral Familiar da referida Comunidade e Paróquia. Envolvido em lutas comunitárias desde 22/04/1979, conforme histórico da AMBES. Confira Registro de Clério como Escritor na BIBLIOTECA NACIONAL. O Livro "História da Serra", 1ª Edição, foi eleito MELHOR LIVRO de 1998, publicado em prosa no Brasil e a cerimônia oficial de premiação foi realizada em abril de 1999, conforme comunicação da Professora e Acadêmica, Maria Aparecida de Mello Calandra, IWA, Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, Mogi das Cruzes - São Paulo. No Dia 10/02/2007, em pleno Carnaval Capixaba, Clério José Borges foi homenageado, no SAMBÃO DO POVO, em Vitória, ES, como Historiador pela Escola de Samba ROSAS DE OURO, do Município da Serra, Espírito Santo. Clério desfilou como Destaque num Carro alegórico pois o enredo "SERRA 450 ANOS DE FUNDAÇÃO, foi baseado no Livro HISTÓRIA DA SERRA, de Clério José Borges. No dia 12 de Setembro de 2009 a convite de Júlio Cesar Batista Nogueira, conhecido como Júlio Autor, o Escritor Clério José Borges participou das filmagens do Vídeo Documentário, NOVA ALMEIDA EM UM OLHAR. No dia 05 de Junho de 2010, no Salão de Festas CENSI, em Itabira, Minas Gerais, Clério José Borges recebeu o título de DESTAQUE DO ANO e TROFÉU CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.





FONTE DE PESQUISAS

Borges, Clério José - Livro "História da Serra", 1a. 2a. e 3a Edição - 1998, 2003 e 2009 - Editora Canela Verde - À Venda na Livraria Doce Saber, Laranjeiras, Serra ES - Tel.: 27 - 32 81 24 89

Borges, Clério José - Livro "Serra em Prosa & Versos - Poetas e Escritores da Serra", 1a. Edição - 2006 - Editora Canela Verde - Edição comemorativa aos 450 anos de colonização da Serra, ES. À Venda na Livraria Doce Saber, Laranjeiras, Serra ES - Tel.: 27 - 32 81 24 89

Borges, Clério José - Livro "Origem Capixaba da Trova", 1a. Edição - 2007 - Editora CTC - Clube dos Trovadores Capixabas - Coleção Neotrovismo Capixaba. Edição Limitada prestes a esgotar-se.

Borges, Clério José - Livro "Dicionário Regional de Gírias e Jargões", - 2010 - Editora Canela Verde - À Venda na Livraria Doce Saber, Laranjeiras, Serra ES - Tel.: 27 - 32 81 24 89


OBSERVAÇÃO:

Permitimos a livre reprodução do conteúdo histórico constante desta página na INTERNET e de Autoria de Clério José Borges. Agradecemos a citação da fonte com a inclusão de nosso link, se possível.




CAPA DE ALGUNS LIVROS ESCRITOS POR CLÉRIO JOSÉ BORGES





VOLTAR


Copyright © 2012 - All Rights Reserved: CJBS