Festa de Corpus Christi, Festa do Corpo de Deus - Eurico Salles - Serra - ES
CLÉRIO'S HOME PAGE
CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA                                             VOLTAR

FESTA DE CORPUS CHRISTI
EURICO SALLES - SERRA - ESPÍRITO SANTO - BRASIL
Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles

O dia de Corpus Christi remete à celebração da primeira missa por Jesus Cristo, na última ceia. A data, instituída pelo Papa Urbano IV, por intermédio da Bula Transiturus, de 11 de agosto de 1264, sempre é comemorada na primeira quinta-feira depois do domingo de Pentecostes (festa do Espírito Santo, 50 dias após a Páscoa), quando os católicos reverenciam a instituição da Eucaristia. Ver histórico. O ostensório é um objeto que se usa na Liturgia para "mostrar" aos fiéis em adoração a hóstia consagrada Mais detalhes. No Brasil várias cidades enfeitam suas ruas com tapetes coloridos para a passagem da Procissão no Dia de Corpus Christi. No Município da Serra, no Estado do Espírito Santo, o evento ocorre todos os anos no bairro Eurico Salles. Ver Fotos da Festa de 2004.


A FESTA DE 2003

Quinta feira, dia 19 de Junho de 2003. Mais uma vez as Comunidades da Paróquia Sâo José Operário se mobilizaram e na noite e madrugada de 18 para 19 de Junho de 2003 construiram bonitos tapetes nas ruas do bairro Eurico Salles. No lado direito a foto do Tapete de 2003 na rua ao lado da Igreja Católica.

A FESTA DE 2002

Quinta feira, dia 30 de maio de 2002, festa de Corpus Christi, no bairro Eurico Salles, Carapina, Serra, ES. As comunidades da Paróquia de São José Operário se reuniram e montaram um Grande Tapete pelas Ruas do bairro. Um sucesso!!! [Foto: Moradores admiram o Tapete na Rua dos Faisões. Na foto Edna Sperandio e Zenaide Emília Thomes Borges. O tapete observado está em frente a Rua dos Pombos, onde mora Clério José Borges]
Após a procissão foi realizada uma Missa co-celebrada por três Padres, Balbino, Joaquim e Xavier. Comunidades unidas por um "Mundo Sem Males".

RELATO COMPLETO DA FESTA DE 2001

Mais de três mil pessoas participaram na quinta feira, dia 14 de junho de 2001, da Festa de Corpus Christi (Corpo de Cristo), na comunidade de São Paulo, do bairro de Eurico Salles, Distrito de Carapina, Município da Serra, na Grande Vitória, Estado do Espírito Santo, Brasil, realizada pela Paróquia São José Operário, com participações de várias outras comunidades, entre elas, Jesus Nazareth, da Praia de Carapebus e Comunidades católicas de Boa Vista, André Carloni, Jardim Carapina, Bairro de Fátima, numa celebração iniciada às 14 horas e que contou com a presença de uma Caravana Especial vinda do interior de Minas Gerais.

HOMILÍA DO PADRE ITALIANO

A Missa de 2001, na Praça de Eurico Salles, em frente a Igreja Católica, foi presidida pelo Padre Savério Paolillo, Pároco da Paróquia de São José Operário. O Padre Italiano Savério, palavra que no Brasil significa Xavier é natural da cidade de Puglia, Itália, estando no Brasil há vários anos. Em sua homilia o Padre Savério (Xavier) combateu a violência, o tráfico de drogas e a necessidade de respeito para com a Eucaristia, defendendo também os valores éticos e morais da família.

O evento contou com Missa e procissão pelas principais ruas do bairro. Além do enfoque social, os organizadores ilustraram o tapete com figuras religiosas. Fome, desemprego, moradia e eucaristia foram os temas mais usados, elaborados pela Pastoral da Saúde, Pastoral Carcerária, entre outras.

FESTA REALIZADA HÁ OITO ANOS

Há oito anos a festa vem sendo realizada sem interrupção. Desde 1993 os moradores do bairro Eurico Salles, na Serra enfeitam as ruas com flores, pó de café, casca de ovo e outros materiais coloridos. São feitas figuras religiosas, formando tapetes, por onde no período da tarde do dia de Corpus Christi, passa a procissão em honra ao Corpo de Cristo, representado na hóstia consagrada.

No início era só a Comunidade local de Eurico Salles, que fazia a festa. [Foto da Praça de Eurico Salles e da Igreja Católica São Paulo Apóstolo] Nos últimos anos participam as comunidades eclesiais de Santa Rita e Nossa Senhora da Saúde, de Boa Vista e Santa Luzia e São Benedito, do bairro de Jardim Carapina, além de todas as comunidades da Igreja São José Operário. Mais de três  mil pessoas chegam a participar anualmente da procissão e da missa realizada em Eurico Salles.

Em 2001, a festa contou com a animação da Banda e Coral da Comunidade de Jesus Nazareth em conjunto com o Ministério Diálogo com Deus e Providência Divina, de Cidade Continental.

GRUPO DE JOVENS

Segundo o tesoureiro da Comunidade de São Paulo, de Eurico Salles, Antônio Jacinto Rabbi, a idéia da construção do tapete pelas principais ruas do bairro foi de um grupo de jovens há oito anos e a Comunidade Católica encampou a sugestão que foi também aderida pelas demais Comunidades da Paróquia São José Operário, do bairro Rosário de Fátima, Distrito de Grande Carapina.

O membro do Ministério Extraordinário de Comunhão, Vitor Luiz Rigoti dos Anjos, afirmou que a participação das comunidades na confecção dos tapetes, na procissão, na Missa e nos cânticos tem aumentado ano a ano. Disse também que o mais importante foi à participação de crianças, adolescentes de outros bairros que se integraram aos da comunidade de Eurico Salles para conhecer o processo de organização da festa e posteriormente implantar festa idêntica em seus bairros, como já aconteceu com o bairro de Jardim Limoeiro que anos atrás realizou a construção de um tapete com base no que aprendeu em Eurico Salles. Segundo a moradora Zenaide Thomes, a integração dos jovens com os adultos na iniciativa de construção do tapete para a Festa de Corpus Christi pode vir a contribuir  para a queda dos altos índices de criminalidade do Município da Serra.

TAPETE FEITO DE MADRUGADA

As comunidades iniciam os trabalhos de construção do tapete por volta de 19 horas da quarta feira, dia anterior à procissão, sendo usado poeira de minério, pó de pneu, areia com xadrez colorido, pó de serra, casca de ovo juntada pelos moradores ao longo ano e pó prateado. Jovens, crianças, senhoras e homens ficaram até 3 horas da madrugada construindo o tapete por cerca de 1.500 metros pelas principais ruas do bairro, destacando-se as ruas dos Faisões, Colibris e  Fernanda Fiorot, antiga Acauãs.

O Coral e a Banda da Comunidade Jesus Nazareth apresentou-se sob a coordenação dos irmãos Ismar, Ilane e Isamar Correia Duarte, do bairro Praia de Carapebus.

Após a missa na Praça de Eurico Salles, em frente a Igreja São Paulo, uma procissão percorreu as ruas Curiós, Colibris, Fernanda Fiorot, Uirapurus, desceu e passou pela rua dos Pavões, Faisões, retornando à rua dos Rouxinóis, onde está localizada a Igreja.

FESTA COMEÇOU EM 1264

Segundo o escritor Clério Borges, no seu livro “História da Serra”, a celebração de Corpus Christi é uma festa religiosa rezada na primeira quinta feira depois do Domingo da Santíssima Trindade, quando se comemora a institucionalização da Eucaristia. A festa foi oficializada pela Igreja em 1264 e São Tomás de Aquino foi um dos seus ardorosos defensores e divulgadores. O objetivo da comemoração é resgatar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, dias antes de ser crucificado. A festa marca a introdução da Eucaristia nas Missas. A palavra “Corpus Christi”, é de origem latina e significa “Corpo de Cristo”, que nas celebrações da Igreja Católica, está representado pela hóstia consagrada, a Eucaristia e o pão e o vinho.

Segundo noticiário do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, do dia 14 de Junho de 2001, a construção de tapetes coloridos e com flores para a passagem triunfal da Eucaristia é uma tradição surgida na Bélgica no século XIII.

Em 1995 outros bairros da Grande Vitória, organizaram os seus tapetes, seguindo os exemplos do bairro Eurico Salles, da localidade de  Paraju e da cidade de  Castelo – ES, onde a festa é realizada desde 1964.

HISTÓRICO DO BAIRRO

O Conjunto Habitacional Eurico Salles começou a ser construído pela Companhia Habitacional do Espírito Santo (Cohab-ES), em 1977, sendo aprovado pela Prefeitura Municipal em 10 de agosto daquele ano. Em  Fevereiro de 1979 os primeiros moradores começaram a se mudar para a região, que engloba uma área de 130. 292 metros quadrados, com 427 residências e cinco terrenos vagos.

BIOGRAFIA DE EURICO SALLES

O bairro se limita ao norte com o bairro Nossa Senhora do Rosário de Fátima, ao sul com o Aeroporto de Vitória, a leste com a Rodovia Norte-Sul e bairro Hélio Ferraz e a oeste com a Rodovia Federal 601, que compreende o trecho que vai da frente do Aeroporto até o trevo de Carapina.

Segundo o historiador Renato Pacheco, em notícia publicada no Jornal  “A Tribuna”, de 20 de Outubro de 2000, Eurico de Aguiar Salles era um advogado. Foi Secretário de Educação durante a interventoria do Governo de Jones Santos Neves, na década de 40. Em 1946, foi eleito Deputado Federal e depois chegou a concorrer ao Governo do estado perdendo a eleição para Francisco Lacerda de Aguiar, o Chiquinho. Em 1956, o presidente da República, Juscelino Kubitschek, nomeou Eurico Salles, Ministro da Justiça, sendo o primeiro capixaba a ocupar o cargo. Morreu um ano depois de tomar posse.

VITAL, Ivete a musa mais linda do Axé

~~~~ IVETE SANGALO ~~~~
"Alegria da Festa, Rainha do Brasil"
Conheça Aqui o Fã Clube Capixaba de Ivete Sangalo
Vitória - Vila Velha - Serra - Espírito Santo - Brasil

Mande seu e-mail:

VOLTAR


Copyright © 2004/2005/2013 - All Rights Reserved: CJBS