CLÉRIO'S HOME PAGE
CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA                                             

CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT'ANNA
POETA TROVADOR
RELAÇÃO DE PALESTRAS REALIZADAS NO ESPÍRITO SANTO
E VÁRIOS ESTADOS DO BRASIL

PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E TESES

Clério José Borges foi professor das Escolas: Escola de Ensino Médio e Fundamental Roberto de Souza Lee (Vila Velha); Colégio Comercial Brasil (Cobilândia, Vila Velha); Cólégio Clóvis Borges Miguel (Serra); Instituto de Educação Professor Fernando Duarte Rabelo (Vitória) e Instituto Educacional Rio Doce (Vitória). Clério ministrou Cursos de Iniciação ao Jornalismo e Meios de Comunicação e de Recepcionista de Banco e Escritório em várias cidades do Estado e em Minas Gerais (Governador Valadares, Mantena e Carangola) e bairros da Grande Vitória. Como Trovador e Historiador realizou Palestras Culturais e representa no Espírito Santo o Movimento Poético, MPN e a Sociedade de Cultura Latina e a Casa do Poeta Brasileiro, Poebras. Clério sempre realiza nas Escolas e Comunidades, Oficinas de Criação Poética, ensinando as técnicas de metrificação, escansão e como fazer Poesias e Trovas. Em 2002 foi convidado pela Coordenação de Bibliotecas da Prefeitura Municipal da Serra para ministrar uma Oficina Literária de Trovas, evento que contou com a participação de vários estudantes da Serra, conforme foto acima. Clério já realizou palestra no Colégio Proudhon e organizou uma apresentação dos Trovadores no Colégio São José, de Vila Velha e realizou uma palestra no Colégio Belmiro Teixeira Pimenta, em Eurico Salles, Serra, ES. No dia 11 de Agosto, dia do estudante é sempre convidado a realizar palestras. Em 2011 várias Palestras foram realizadas, entre as quais, para as Adolescentes da Unidade Feminina de Internação em Cariacica. No dia 01 de Dezembro, dia da leitura, realiza sempre palestras nas Escolas da Grande Vitória. Em 2010 as palestras foram em Nova Rosa da Penha em Cariacica e Feu Rosa na Serra, ES. Em 2011 para um Grupo da Terceira idade em Julho e no dia do Estadante (11/08) para as Adolescentes Internas em Cariacica, ES.

Palestra com o tema ‘‘Neotrovismo e a Participação Popular no Movimento dos Novos Tovadores Brasileiros’’. No Sétimo Congresso Nacional de Letras e Ciências Humanas, em 26/07/86, com coordenação do Professor José Maria de Souza Dantas, nas Faculdades de Ensino Superior ‘‘Augusto Motta’’, no Teatro da SUAM, Bonsucesso, Rio de Janeiro.

Ao participar desta palestra Clério José Borges além de receber um cachê correspondente a dez salários mínimos, recebeu ajuda de custo para passagem de avião e hospedou-se por cinco dias em Hotel na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Palestras com o Tema: ‘‘NEOTROVISMO, Movimento dos Modernos Trovadores Brasileiros’’ em:

a) TIMÓTEO – MG, na 1ª Convenção Nacional da Trova, organizada pela professora Zaíra de Carvalho – 1987; b) OLINDA – PE, no 1º Congresso Nacional da Trova, organizado pela Jornalista Alba Tavares Corrêa – 1987; c) Palestra com o mesmo tema em 1988, nas seguintes cidades: Recife - PR; Brasília – DF; Rio de Janeiro; Acesita e Timóteo – MG; Porto Alegre – RS; d) Palestra sobre Trovas e Neotrovismo em 1989 em : Porto Velho, Rondônia; Timóteo – MG; São Paulo-Capital; Nova Prata – Rio Grande do Sul; Petrópolis – RJ; e) Palestras sobre Trovas e Trovadores e Neotrovismo em várias Escolas de várias Cidades do Estado do Espírito Santo, de 1981 a 1995, com registro de presenças em livros e gravações em fitas de Vídeo. Mais de 600 palestras. Certificado de Participação no 1º ATO CÍVICO E CULTURAL – Praia do Canto, no Dia da Mãe Natureza, e o título de Companheiro do Velho Mulembá da Praia, Árvore Sesqueicentenária. Em 11 de Maio de 1986. Diploma assinado pelo Prefeito Municipal de Vitória. Dr. Hermes Laranja.

CONVIDADO, MINISTROU palaestras sobre NEOTROVISMO – MOVIMENTO DOS MODERNOS TROVADORES BRASILEIROS, em Congresso de Literatura organizados no Rio de Janeiro, nos anos de 1993, 1994 e 1995, nas Faculdades Integradas ‘‘Augusto Motta’’, SUAM, Bonsucesso, RJ, a Convite do Professor José Maria de Souza Dantas, tendo recebido a MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL AUGUSTO MOTTA, em 1994.

Proferiu a Palestra ‘‘Neotrovismo Brasileiro’’, no 1º Congresso Nacional da Trova Literária, realizado em Novembro de 1995, no Auditório do Hotel Canopus, na Cidade de Magé – RJ, organação do JORNALISTA JORGE MATTA FREIRE. No Concurso de Trovas realizado, teve Trova de sua autoria escolhida como Menção Especial.

BRASÍLIA

NOS DIAS 23 E 24 DE MAIO DE 1996, proferiu palestra com o tema NEOTROVISMO EM BRASÍLIA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, durante o Segundo Encontro Nacional da Trova de Brasília, organizado pela escritora Maria de Lourdes Reis. Na oportunidade foi recebido no Ministério da Cultura junto com Eno Teodoro Wanke e outros Trovadores, pela Chefe de Gabinete Maria Cecília Londres.

JACARAÍPE

Organizou o XVI Seminário Nacional da Trova na Praia de Jacaraípe – Serra – ES. , evento realizado de 4 a 7 de Julho de 1996, nos Salões do CLUBE RIVIERA. Na Solenidade de abertura compareceram a Banda de Música ESTRELA DOS ARTISTAS da Serra; as Bandas de Congo de Bicanga e São Domingos; O Grupo de Capoeira de Jacaraípe do Prof. Robson Vidal; O Coral Cidade Verde de Domingos Martins e o Grupo Folclório Português OS LUSÍADAS, de Maringá no Paraná. O evento contou ainda com os Grupos de Pagode ARRANCA SAMBA e Grupo Teatral Raízes de Itaberaba – Bahia. Na solenidade de abertura compareceram o Vice-Prefeito da Serra – ES, Cliso Ribeiro, o Deputado Estadual Lourival Berger e esposa Diomedes Maria Climam Berger, o Vice-Presidente da Aleas, Marcelo Furtado e o Vereador João Luiz Teixeira. O evento teve uma Missa na Igreja São Pedro de Jacaraípe e a Festa de Confraternização foi realizada no Domingo, dia 07 de Julho, na casa de Clério Borges, na Rua dos Pombos, 2 – Eurico Salles – Carapina – ES.

BENTO GONÇALVES – RS

Em Julho/ Agosto de 1996, é convidado a participar de 14 a 17 de agosto de 1996, representando o Espirito Santo, no CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ESCRITORES em Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul, organizado naquela cidade pelo poeta Ademir Bacca, editor do Jornal Garatuja. Na oportunidade visitou o sul do Brasil, inclusive Foz do Iguaçu e a Cidade Del Leste no Paraguai.

MAGÉ – RJ

Nos dias 30, 31 de agosto e 1 de Setembro de 1996, participou como Convidado de Honra do Segundo Congresso Nacional da Trova na Cidade de Magé – Rio de Janeiro onde proferiu discurso na abertura solene no dia 30 de agosto, no auditório do Hotel Canopus, no Centro de Magé, abordando a participação dos Trovadores na Internet, a Rede Mundial de Computadores e o tema A POLÍTICA E A TROVA, destacando a importância dos escritores procurarem afirnar-se com candidatos políticos que tenham reais compromissos com a valorização da Cultura Brasileira e de modo especial com a Poesia e com a TROVA. No referido evento, por iniciativa de Clério Borges e apoio de Eno Teodoro Wanke foi lançado o Primeiro Concurso de Trovas na Internet.

PRAÇA DOS TROVADORES

Clério Borges conseguiu por fôrça de Lei Municipal, aprovada por todos Vereadores, a criação da Praça dos Trovadores em Vitória, Vila Velha e Cariacica. Em Vitória a praça possui até Código de Endereçamento Postal e localiza-se na Enseada do Suá, em frente a Praça dos Namorados, ao lado do Restaurante Lareira Portuguesa.

ATOR

Clério pariticipou em 1989, do Filme em Vídeo ‘‘TROVADORES DO NEOTROVISMO NA AMAZÔNIA’’, dirigido pela Cineasta Russa, Valentina Ivanova Krupnova, feito em Porto Velho, Rondônia, com locações em Barco no Rio Madeira, junto com outros Trovadores Brasileiros. O Filme teve o apoio do Departamento Estadual de Cultura do Espírito Santo.

ATUAÇÃO COMO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO

Certificado de Participação na II Semana Pedagógica, de 05 a 09 de Novembro de 1979. Carga horária: 40 horas. Promoção do Diretório Acadêmico do Centro Pedagógico da Universidade Federal do Espírito Santo. Data do Certificado: 24/11.1979.

Certificado de Participação na SPAT – 8O – Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Participação como UNIVERSITÁRIO PALESTRANTE. Diploma datado de 31 de Maio de 1980, assinado pelo Delegado Regional do Trabalho no Espírito Santo, José Pessoa Cavalcante. Palestra realizada na Escola ‘‘Clóvis Borges Miguel’’, na Serra Sede, para alunos do Segundo Grau.

Certificado nº: 04/1/80, da Fundação Projeto Rondon. UNIVERSITÁRIO PALESTRANTE da Operaçào especial na Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho, no período de 26/06/80 a 30/06/80. Diploma datado de 12/06/1980, assinado pelo Prof. Domingos Gomes de Azevedo.

Certificado nº 05/N/80, da Fundação Projeto Rondon, UNIVERSITÁRIO PARTICIPANTE da Operação especial’’ Pesquisa de Origem/ Destino das Viagens realizadas e Contagens de Tráfego na Grande Vitória. Período de 25/08 a 30/08 – 45 horas. Diploma datado de 22 de Outubro de 1980, assinado pelo Prof. Domingos Gomes de Azevedo, Coordenador Estadual do Projeto Rondon.

DIPLOMA DE PARTICIPAÇÃO NO SEGUNDO CONGRESSO NACIONAL DA TROVA DE MAGÉ – RIO DE JANEIRO, ORGANIZADO PELA CASA DO MESTRE, CUJO PRESIDENTE É O JORNALISTA JORGE DA MATTA FREIRE. O CONGRESSO FOI REALIZADO DIAS 30 E 31 DE AGOSTO E 1 DE SETEMBRO DE 1996, NO AUDITÓRIO DO HOTEL CANOPUS EM MAGÉ – RJ. CLÉRIO BORGES FEZ O LANÇAMENTO DO SEU LIVRO ‘‘ ALVOR POÉTICO’’, NO AUDITÓRIO DA VIAÇÃO PRIMAVERA, DE MAGÉ, DURANTE O REFERIDO EVENTO. HOUVE LITURGIA CATÓLICA NO POÇO BENTO PELO PADRE JOSÉ DE ANCHIETA E EM SEGUIDA UM CHURRASCO NA RESIDÊNCIA DA VEREADORA MARIA INÊS, NA PRAIA DE PIEDADE, EM MAGÉ.

No dia 14 de Agosto de 2003, o Presidente do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, Escritor Clério José Borges (foto à esquerda e acima entre a empresária Shirley Aragão, a Diretora da Escola, Professora Lúcia Helena de Mattos Soeira e Zenaide Thomes), proferiu uma Palestra com o tema: "A Trova e a história da Serra", município da Grande Vitória, no Estado do Espírito Santo. A palestra foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental "Virgínio Pereira", localizada em Nova Almeida, balneário da Serra, no Estado do Espírito Santo, onde será realizado em Outubro, o Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores. A palestra contou com o apoio da Diretora da Escola, Lúcia Helena de Mattos Soeira e da Coordenadora, Elza da Silva Guerra. Clério José Borges estava acompanhado do Jornalista Andrade Sucupira, (foto à direita) e de Zenaide Emília Thomes Borges e da Empresária Shirley Aragão, (Loja Itapemirim Calçados - Nova Almeida).

PALESTRA REALIZADA

Trova é uma composição poética de quatro versos de sete sílabas poética cada, com rima e sentido completo

Trovismo é o movimento em torno da Trova no Brasil, iniciado em 1950.
Neotrovismo é a renovação do Trovismo, iniciado no Espírito Santo a partir de 1º de Julho de 1980, com a criação do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC.

Trovadorismo: Movimento poético da Idade Média. Dá origem ao Trovismo e ao Neotrovismo.

PALESTRAS CULTURAIS

Clério José Borges foi professor das Escolas: Escola de Ensino Médio e Fundamental Roberto de Souza Lee (Vila Velha); Colégio Comercial Brasil (Cobilândia, Vila Velha); Cólégio Clóvis Borges Miguel (Serra); Instituto de Educação Professor Fernando Duarte Rabelo (Vitória) e Instituto Educacional Rio Doce (Vitória). Clério ministrou Cursos de Iniciação ao Jornalismo e Meios de Comunicação e de Recepcionista de Banco e Escritório em várias cidades do Estado e em Minas Gerais (Governador Valadares, Mantena e Carangola) e bairros da Grande Vitória. Como Trovador e Historiador realizou Palestras Culturais e representa no Espírito Santo o Movimento Poético, MPN e a Sociedade de Cultura Latina e a Casa do Poeta Brasileiro, Poebras. Clério sempre realiza nas Escolas e Comunidades, Oficinas de Criação Poética, ensinando as técnicas de metrificação, escansão e como fazer Poesias e Trovas. Em 2002 foi convidado pela Coordenação de Bibliotecas da Prefeitura Municipal da Serra para ministrar uma Oficina Literária de Trovas, evento que contou com a participação de vários estudantes da Serra, conforme foto ao lado.

Clério José Borges e alunos da Escola Beija Flor

Dia 09/11/2009 - Clério recebe a visita dos alunos da Escola Beija Flor, de Eurico Salles, Serra, ES. Assunto: A Arte da Criação Literária. A entrevista foi na Rua dos Pombos, (Casa do Clério). Na foto: Luan Gomes Neumam; Luana Sperandio Cott; Fernando de Freitas Garcia; Clério; Professora Luciana Gomes Covre; Letícia Moneche Gandini e Jhuly Lourenço de Paula.

palestra no cras de laranjeiras palestra no cras de laranjeiras

Dia 12/11/2009. A convite da professora Patrícia Nantes (foto) e do estudante Rafael Rodrigues Modesto, foi realizado no CRAS, Centro Regional de Assistência Social, em Laranjeiras, uma Palestra de Clério sobre “História da Serra”.

palestra Nova Rosa da Penha Cariacica Palestra em Nova Rosa da Penha, cariacica, ES.

Dia 01/12/2009. No Dia da Leitura, no Festival de Leitura nas Escolas da Rede Estadual, para incentivar à Leitura, Clério José Borges realizou palestra na Escola Zaíra Manhães de Andrade, de Nova Rosa da Penha, Cariacica, ES.

Palestra na Escola Antônio Engrácio de Feu Rosa, Serra, ES
Palestra na Escola Antônio Engrácio de Feu Rosa ES

Dia 01/12/2009. No Dia da Leitura nas Escolas, Clério José Borges, a convite da Pedagoga Cristiane Ribeiro e da Diretora Ledimar Ramos realiza Palestra na Escola Antônio Engrácio da Silva, do bairro de Feu Rosa, Serra, ES.


Palestra de Clério José Borges na Escola Flor de Cactus de Feu Rosa

Dia 06/08/2009 - Clério na Escola Flor de Cactus, de Feu Rosa, Serra. Palestra sobre História da Serra.

Entrevista de Clério José Borges aos Jovens de Com Missão de Cariacica

Dia 30/07/2009 - Clério com as Jovens do JOCUM - Jovens com uma Missão, de Flexal Dois. Na foto: Jornalista Fabiana Tostes, Clério e Oxaene Oliveira.

Clério José Borges e alunos de Vila Nova de Colares

Dia 05/09/2007 - Clério José Borges no bairro Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Serra, ES, onde proferiu Palestra para os alunos da Escola Alba Maria Miranda, convidado pela Profa. EDNA.

Clério José Borges e estudantes do bairro Ataíde, Vila Velha, ES

25/03/1972 - Curso de Iniciação ao Jornalismo no Bairro Ataíde, Vila Velha, ES. Na foto, Carlúcio, Clério José Borges, Altair Brandão (Tamoio), Dilzete Reis e Nilson Bitencourt.


Palestra na Escola Proudhon, Serra, ES

Dia 2/09/2004 - Atendendo a Convite da Direção da Escola, o Escritor Clério José Borges esteve no Colégio Proudhon, no bairro de Serra Dourada Três, Serra, ES, onde proferiu palestra para os estudantes, tema "História da Serra".

palestra Colégio das Irmãs, São José de Vila Velha

Dia 23/09/2005 - Poetas Trovadores do CTC - Clube dos Trovadores Capixabas, participaram de um grande evento na Biblioteca do Colégio São José foi a XIII Feira do Livro.

palestra no cras de laranjeiras

Dia 09/12/2005 - O Escritor Clério José Borges proferiu palestra, na Escola Belmiro Teixeira Pimenta com o tema "História da Serra", dentro da III Mostra Cultural.

Clério José Borges realiza Palestra no Auditório da Biblioteca de Valparaíso

24/08/2005 - Palestra realizada no Auditório da Biblioteca de Valparaíso. Participação de alunos das Escolas locais. Na foto Elza, Clério, Ceará, Cleusa, Tio João e Malacarne.


Palestra na Escola Proudhon, Serra, ES

A convite do professor Nourival Cardoso Junior, Clério José Borges proferiu palestra no Colégio "Linus Pauling", do balneário de Jacaraípe, sobre "História da Serra".

palestra em Nova Almeida Serra ES

Dia 14/08/2003 - A Empresária e Poeta Shirley Aragão, Clério José Borges, a Diretora Lúcia Helena de Mattos Soeira e Zenaide Thomes, na Escola "Virginio Pereira", no balneário de Nova Almeida, ES. Palestra de Clério com o tema: "Trovas" e "História da Serra".

palestra no cras de laranjeiras

A convite da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Serra, Clério proferiu palestra sobre Trovadorismo para todos professores das Escolas do Município.

Clério José Borges realiza Palestra no Auditório da Biblioteca de Valparaíso

18/11/2009 - Palestra realizada no CDDH - Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra sobre Conselho Municipal de Cultura.


CLÉRIO JOSÉ BORGES

Nome: Clério José Borges de Sant’Anna

End.: Rua dos Pombos, nº 2 – Eurico Salles Carapina – Serra – ES

Cep.: 29.160-280 – Tel.: (027) 92 57 82 53



VOLTAR


Copyright © 2004 / 2008 / 2012 - All Rights Reserved: CJBS