CLÉRIO'S HOME PAGE
CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA                                             VOLTAR

 

LEVI BASÍLIO

O Artista Plástico e Poeta Levi Basílio é natural da cidade Cássia, localizada no Sul do Estado de Minas Gerais, na Zona da Mata. Nasceu no dia 05 de Setembro de 1949, filho de José Basílio e Maria Araújo. Aos oito anos a família mudou-se para o Estado de São Paulo, residindo em Itaquera, estudando no Instituto Cristovão Colombo, na Rua Dom Mário Vicente, no bairro do Ypiranga, na Escola Trinta de Outubro e Curso Diretriz, no Centro de São Paulo.   Casou em São Paulo em 1978, com Maria José De Lyrio Basílio, com quem teve dois filhos de nome Cynthia De Lyrio Basílio, formada em Turismo e Levi De Lyrio Basílio, técnico em TV a Cabo e Telefonia. Em 1981 foi convidado para residir no estado do Espírito Santo onde adquiriu uma casa no bairro ELDORADO, que se chamava Calabouço, sendo um dos primeiros moradores, ajudando a implantar a Associação de Moradores do bairro, sendo eleito Diretor Cultural, ocasião em que apresentou um Projeto para a troca do nome do bairro de Calabouço para Eldorado, projeto este que foi apresentando na Câmara pelo então Vereador Dr. Hermínio Fraga, sendo aprovado por unanimidade, sendo sancionado pelo então Prefeito Municipal João Batista Motta.

Sua esposa faleceu no dia 1 de Novembro de 2009 após 32 anos de casados.

Sempre teve participação nas atividades culturais, sendo que em São Paulo participou de uma Exposição de Pinturas em Telas realizada na Praça da Liberdade no ano de 1975, organizada pelo Lions Clube da Capital de São Paulo. Na Serra, participou de Exposições na inauguração da Biblioteca da Serra, Belmiro Geraldo Castello, na Câmara Municipal da Serra, na antiga sede do Serra Futebol Clube  e na Casa do Congo, também na Serra Sede. No ano de 2000 participou com Antônio Taclka da fundação da Associação dos Artistas Plásticos da Serra. No ano de 2006 integrou o grupo de Poetas sócios do Clube dos Trovadores Capixabas, sendo atualmente Conselheiro Suplente do Conselho Fiscal. Desde 2000  participa das atividades do Conselho Municipal de Cultura da Serra, sendo atualmente Conselheiro Suplente das Artes Plásticas.

Em 2011, participou do Projeto Quinta Literária. O Projeto Quinta Literária foi um evento idealizado e realizado na Cidade da Serra no Estado do Espírito Santo,  pelos Escritores Clério José Borges de Sant Anna, na Coordenação Geral; Marcos Arrébola, como Apoio Técnico e Pedagógico e Levi Basílio no Marketing e Divulgação. O evento ocorreu no ano de 2011, na Praça de Alimentação do Shopping Laranjeiras, sendo realizadas sete Edições, sempre na última Quinta feira de cada mês, sendo cada edição constituída de Recital, Sarau Poético e Apresentação de Poetas, Escritores e Músicos da Cidade da Serra e Convidados especiais. Posteriormente juntou-se a equipe como membro colaborador, o Escritor Edilson Celestino Ferreira. A primeira edição da Quinta Literária aconteceu no dia 26 de maio de 2011 e a sétima e última edição foi realizada no dia 24 de novembro do mesmo ano. A Quinta Literária no ano de 2011 foi sempre realizada na última quinta feira de cada mês. O evento contou com apoio integral e irrestrito da Livraria e Papelaria Doce Saber, de Laranjeiras, bairro da Cidade da Serra, ES, através de seu proprietário Luiz Carlos Maioli e seus filhos Fernando Martins Maioli e Felipe Maioli.


No dia 25 de Outubro de 2012, o Escritor e Poeta Levi Basílio tomou posse como ACADÊMICO IMORTAL da ALEAS - Academia de Letras e Artes da Serra. A posse foi na Câmara Municipal da Serra em Sessão Solene da ALEAS. LEVI BASÍLIO, tomou posse na Cadeira nº 26, cujo patrono é Racine Leão Castello, sendo que o último Acadêmico Fundador e último ocupante foi Manoel Custódio Ferreira, falecido. O novo Acadêmico foi recebido pela Acadêmica MARIA DE FÁTIMA LEANDRO DE JESUS. No mesmo dia tomaram posse juntamente com Levi Basílio os Acadêmicos: MARIA SUZI COSTA NUNES, Cadeira nº 1; EDILSON CELESTINO FERREIRA, Cadeira nº 5; MÁRCIA ANDRÉIA MONTARROYOS CARVALHO, Cadeira nº 6; LEVI BASÍLIO, Cadeira nº 26 e MARCOS ARRÉBOLA, Cadeira nº 37, eleitos na Assembléia Geral Extraordinária do dia 28 de Agosto de 2012 e as pessoas de MICHEL DAL COL COSTA, Cadeira nº 11; ROGÉRIO DE MORAIS MARTINS, Cadeira nº 17; GIVALDO INÁCIO DA SILVA, MESTRE GIL, Cadeira nº 22; FÁBIO LUIZ MIRANDA BOA MORTE, Cadeira nº 24; SONÍSIO DAMIÃO PIMENTEL, Cadeira nº 28; EDSON CARLOS SOUZA DOS REIS, Cadeira nº 30; JOSÉ MARTINS A. JÚNIOR, o Cantor Júnior Bocca, Cadeira nº 32; ODMAR PÉRICLES NASCIMENTO Cadeira nº 40, eleitos na Assembléia Geral Extraordinária da ALEAS, de 09 de Outubro de 2012. Na mesma data 25/10/2012, tomaram posse como Acadêmicos Correspondentes as pessoas de MARIA DE ROSÁRIO SILVA SANTOS; ALBÉRCIO NUNES VIEIRA MACHADO eleitos na Assembléia Geral Extraordinária de 28 de Agosto de 2012 e BERENICE ALBUQUERQUE TAVARES e HILÉIA ARAÚJO DE CASTRO.

Obras de LEVI BASÍLIO:
Participação no livro "Serra em Prosa & Versos - Poetas e Escritores da Serra, organização de Clério José Borges Sant'Anna. 2006.

Autor do Livro "Estradas das Poesias".



Poesia: RIO BONITO

Minha rua, sala de visita do meu lar
Quando por ela caminho
Amor sempre sinto
Pois sei que, luz espiritual nela reside
As árvores, semente do nosso Deus
Alimento nos dá e sombra
Sendo elas abrigo dos pássaros
Que agradecidos: libertam o som alegrando os corações

As criança, com alma pura
As árvores respeitam
Pois os pais, a elas ensinaram
Amar a Deus, e tudo que Ele criou.

Que as crianças
Agora e no futuro sejam iluminadas
E que sigam o caminho das árvores
Que tudo nos dão, sem nada pedirem.


MUNICÍPIO DE CÁSSIA - MINAS GERAIS

Cássia - Minas Gerais é a terra Natal de LEVI BASÍLIO. Cássia é um Município brasileiro do estado de Minas Gerais e é a cidade-sede da primeira usina de biodiesel do Brasil. De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 17.428 habitantes. Em 1882, em 03 de janeiro, nasceu em Cássia, então Santa Rita de Cássia, Donizetti Tavares de Lima, que se tornará conhecido, em todo país e no exterior, por seus milagres na cidade de Tambaú, SP, principalmente entre 1954 e 1955. Faleceu em Tambaú, em 16/06/1961, onde foi páraco por 35 anos. Seu Processo de Beatificação se encontra em andamento no Vaticano, em Roma. A região onde hoje se localiza a cidade de Cássia era coberta por matas seculares, desbravadas por tropeiros que iam da cidade de Passos a Dores do Aterrado. Em meados do século XVIII, no local denominado Praia, foi formado um pouso para tropeiros e boiadeiros. Com o correr dos anos, o pouso foi recebendo moradores fixos, constituindo-se no núcleo inicial do futuro povoado, formado em plena mata. Em 1846, foi edificada no alto de uma colina uma pequena capela de ripas de coqueiro, com sua frente voltada para o córrrego Santa Rita, hoje córrego da Olaria, em cujas margens os primeiros habitantes da região construiram suas casas e, mais tarde, uma olaria. A povoação subiu a colina, expandindo-se nas imediações da capela com o surgimento dos primeiros prédios. O distrito de Santa Rita foi criado em 1855, no município de Passos. Elevado a freguesia em 1866, passou a chamar-se Santa Rita de Cássia. Em 1840, passa a vila e se emancipa em 1890. Passa a ser apenas Cássia em 1919. O carnaval em Cássia é animado. A folia começa na sexta-feira e só termina depois que o sol nasce na quarta-feira de cinzas.
Prefeitura Municipal de Cássia/MG Rua Argentina, 150 - Jardim Alvorada Cássia-MG - CEP:37980-000 Telefone:(35)3541-5000
Rádio Cultura AM de Cássia/MG Telefone:(35)3541-5100 radiocultura@cassia.mg.gov.br

Prefeita Ana Maria Caris - Vice-Prefeito Cacildo Rodrigues Pinto

REGISTROS FOTOGRÁFICOS DE EVENTOS REALIZADOS COM PARTICIPAÇÃO DO ESCRITOR LEVI BASÍLIO


Clério Borges; Levi Basílio e Marcos Arrébola Clério Borges; Levi Basílio e Marcos Arrébola E VÁRIOS Poetas da Quinta Literária em Laranjeiras, Carapina, Serra, ES, Brasil


 

VOLTAR

PARA A PÁGINA PRINCIPAL


Copyright © 2011/2012 - All Rights Reserved: CJBS