CLÉRIO'S HOME PAGE
CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA                                             VOLTAR

Literatura Brasileira
Literatura: Litera (palavra)
Trabalha a palavra de maneira artística.

Do Latim: litteratura
É a arte de compor escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; carreira das letras.

Biografias de Escritores

Escolas Literárias

Romantismo Modernismo


Principais Autores Românticos
Gonçalves Dias
Gonçalves
Dias
Castro Alves
Castro
Alves
José de Alencar
José de
Alencar
Fagundes Varela
Fagundes
Varela
Casimiro de Abreu
Casimiro
de Abreu


Do Latim: litteratura
É a arte de compor escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; carreira das letras.
Brasil - Literatura de cordel - literatura de carácter popular; romanceiro popular do Nordeste brasileiro, vendido nas feiras e mercados em folhetos pendurados em cordel.
Mais produtivo do que tentar definir Literatura, talvez seja encontrar um caminho para decidir o que torna um texto, em sentido lato, literário. A definição de literatura está comumente associada à idéia de estética, ou melhor, da ocorrência de algum procedimento estético. Um texto será literário, portanto, quando consegue produzir um efeito estético, ou seja, quando proporciona uma sensação de prazer e emoção no receptor. A própria natureza do caráter estético, contudo, reconduz à dificuldade de elaborar alguma definição verdadeiramente estável para o texto literário. Para simplificar, podemos exemplificar através de uma comparação por oposição. Vamos opor o texto científico ao texto artístico: o texto científico emprega as palavras sem preocupação com a beleza, o efeito emocional, mas, pelo contrário, essa será a preocupação maior do artista. É óbvio que também o escritor busca instruir, procura perpassar ao leitor uma determinada idéia; só que, diferentemente do texto científico, o texto literário une essa necessidade de incluir a necessidade estética que toda obra de arte exige. O texto científico emprega as palavras no seu sentido dicionarizado, denotativamente, enquanto o texto artístico busca empregar as palavras com liberdade, preferindo o seu sentido conotativo, figurado. Então, concluindo, o texto literário é aquele que pretende emocionar e que, para isso, emprega a língua com liberdade e beleza, utilizando-se do sentido conotativo ou metafórico das palavras.
A compreensão do fenômeno literário tende a ser marcada por alguns sentidos, alguns marcados de forma mais enfática na história da cultura ocidental, outros diluídos entre os diversos usos que o termo assume nos circuitos de cada sistema literário particular.

Principais Autores Modernos

Jorge Amado
Jorge
Amado
Graciliano Ramos
Graciliano
Ramos
Clarice Lispector
Clarice
Lispector
Guimarães Rosa
Guimarães
Rosa
Manoel Bandeira
Manoel
Bandeira




VOLTAR


Você é o visitante de Nº



Copyright © 2004 / 2011 / 2012 - All Rights Reserved: CJBS