Festa de Corpus Christi, Festa do Corpo de Deus - Eurico Salles - Serra - ES
CLÉRIO'S HOME PAGE
CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA                                             VOLTAR

  FESTA DE CORPUS CHRISTI


CORPUS CHRISTI: A FESTA DO CORPO DE CRISTO

OSTENSÓRIO


O ostensório é um objeto que se usa na Liturgia para "mostrar" aos fiéis em adoração a hóstia consagrada

O dia de Corpus Christi remete à celebração da primeira missa por Jesus Cristo, na última ceia. A data, instituída pelo Papa Urbano IV, por intermédio da Bula Transiturus, de 11 de agosto de 1264, sempre é comemorada na primeira quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade e do Domingo de Pentecostes (festa do Espírito Santo, 50 dias após a Páscoa), quando os católicos reverenciam a instituição da Eucaristia. O ostensório é um objeto que se usa na Liturgia para "mostrar" aos fiéis em adoração a hóstia consagrada.


HISTÓRICO - Em tempos idos, o Ostensório era também chamado de “mostrandia”, visto a utilidade que possui de deixar visível a hóstia consagrada, para a adoração dos fiéis com o Santíssimo exposto.
           
A origem do ostensório data do século XIV, quando foi introduzida a procissão de Corpos Christi e, durante a história, conheceu inúmeras formas e apresentações, de acordo com a época cultural e as criatividades artísticas.
            No Brasil, generalizou-se o estilo de ostensório criado pelos artistas do tempo do barroco, isto é, imitando um sol no centro, onde se coloca a hóstia, e raios saindo deste centro.
            As antigas regras para a confecção do ostensório exigiam que o mesmo tivesse uma cruz no topo e que o material fosse metal sólido e riquíssimo devendo ser dourado ou prateado. Hoje, a Igreja orienta que se use material sólido e nobre que se encontra na região podendo variar, portanto, sua matéria. Do mesmo modo, os artistas têm liberdade quanto à forma a ser dada aos ostensórios.
           
Dentro do ostensório tem uma pequena pinça, em forma de suporte, que recebe o nome de “luneta” (meia lua) dado o formato de meia lua que possui. A hóstia consagrada é presa neste utensílio para evitar que fique solta dentro do “ostentador”.


Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles Festa de Corpus Christi em Eurico Salles




FONTE DE PESQUISAS

OBSERVAÇÃO:

Permitimos a livre reprodução do conteúdo e agradecemos a citação da fonte com a inclusão de nosso link, se possível.

Fonte de Pesquisa:

Borges, Clério José - Livro História da Serra, 1a. 2a. e 3a Edição - 1998, 2003 e 2009 - Editora Canela Verde - À Venda na Loja Biss, Avenida Central, 901, Parque Residencial Laranjeiras, Serra ES - Tel.: 27 - 33 38 39 05

Borges, Clério José - Livro Dicionário Regional de Gírias e Jargões - 2010 - Editora Canela Verde - À Venda na Loja Biss, Avenida Central, 901, Parque Residencial Laranjeiras, Serra ES - Tel.: 27 - 33 38 39 05



VOLTAR

PARA A PÁGINA PRINCIPAL


Copyright © 2003/2004/2013 - All Rights Reserved: CJBS