CLÉRIO'S HOME PAGE
CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA                                             VOLTAR


BLOCO RATAZANAS DE JACARAÍPE - SERRA - ES

O Bloco das “Ratazanas de Jacarapeba” foi fundado em 1972, por Rogério Mussielo, o “Batata”, inspirado no prostíbulo de Carapebus na década de 70, com o objetivo de animar o Carnaval em Jacaraípe. Os homens são irreverentes com suas fantasias de mulheres. Batata informa que o bloco é pioneiro em Jacaraípe, sendo o único bloco a tocar samba enredo em um trio elétrico. Em fevereiro de 1999, no Carnaval, o enredo do bloco era “Jacaraípe, pedaço do meu Brasil”, de Dudu e Barbosa. O desfile é na avenida Nossa Senhora dos Navegantes. Para atender ao público infantil foi criado o bloco “Ratazana Mirim”, que em 1999 tinha o enredo “Xaropinho paixão da Ratazana”, de autoria de Dudu da Escola Mocidade Unida da Glória. A letra contava a paixão do Ratazana pelo boneco Xaropinho do Programa do Ratinho apresentado pelo SBT – Sistema Brasileiro de Televisão. Em 2003 as Ratazanas de Jacarapeba contaram com um carro abre-alas especial, um Fiat 147, pintado de rosa e batizado de “Barbie”. Várias “bonecas” se esmeravam em poses e dançavam no capô do veículo, que puxava um reboque carregado de crianças. Do alto do trio elétrico Maluco Beleza, a bateria do bloco Ratazanas comandava a animação com 27 componentes, a maioria com adereços feminino. Um dos destaques é Cláudio Rogério Souza, que em 2003 usou uma fantasia de enfermeira, sendo fotografado pelo Jornal A Gazeta, que em 3 de março de 2003, publicou reportagem sobre o Bloco das Ratazanas. Um dos diretores do Bloco das Ratazanas é Newton Fernando Epichim, conhecido por Jarrão, (foto), funcionário do Banestes e que participa do Bloco há 32 anos.

O bloco das Ratazanas de Jacarapeba é uma tradição no balneário serrano de Jacaraípe. Fantasiados, ou não a multidão se concentra, por volta das 19 horas em frente à praia para esperar o trio.

E logo vem ele, barulhento, animado convidado quem estava ainda estava na Praça Encontro das Águas, achando que lá é que aconteceria a diversão, rumo até onde o último folião agüentar, levando alegria para a beira mar de Jacaraípe.

As ratazanas tocam enredos antigos, de outros carnavais. E empolgam adultos e crianças, homens e mulheres, ricos e pobres. Os homens vestidos de mulheres e as mulheres de homens. E tinha outros tipos também, aliás tinha fantasia de todos os tipos.


OBSERVAÇÃO: Permitimos a livre reprodução do conteúdo e agradecemos a citação da fonte com a inclusão de nosso link, se possível.

Fonte de Pesquisa:
Borges, Clério José - Livro História da Serra, 1a. 2a. e 3a Edição - 1998, 2003 e 2009 - Editora Canela Verde - À Venda na Livraria Doce Saber, Laranjeiras, Serra ES - Tel.: 27 - 32 81 24 89

Borges, Clério José - Livro Dicionário Regional de Gírias e Jargões - 2010 - Editora Canela Verde - À Venda na Livraria Doce Saber, Laranjeiras, Serra ES - Tel.: 27 - 32 81 24 89






CARNAVAL 2011

Texto de Letícia Cardoso - Gazeta Online

Se o sol não aparece, o jeito é se divertir na chuva! No carnaval de Jacaraípe só não vale ficar desanimado. Em mais um dia de folia, o Bloco Ratazanas - mais tradicional do bairro-, saiu pela principal avenida da praia arrastando mais de 450 foliões. Até turistas cariocas deixaram o carnaval do Rio de Janeiro para se divertirem no balneário capixaba.

É o caso do pintor de artes, Antônio Carlos Vieira, que depois de oito anos ausente, voltou para curtir a praia de Jacaraípe e o Ratazanas. Com ele, família e amigos. Como o tempo não colaborou muito para pegar uma praia, o jeito foi fazer churrasco durante o dia e sair no bloco à noite.

"Estou me divertindo muito neste carnaval, desde que cheguei não paro. É festa todos os dias. Não dá nem para cansar. Aqui está melhor que no Rio. E olha que meu coração está no Rio com a minha Mocidade Independente de Padre Miguel", contou.

Um dos fundadores e coordenador do Ratazanas, Carlos Eduardo da Silva, contou que o segredo de 39 anos de sucesso do bloco é a união e o respeito pelo próximo. Betão, como é conhecido, contabilizou durante todos estes anos de carnaval, 160 apresentações do grupo.

"Os foliões capixabas e os turistas vieram em peso. A chuva não está atrapalhando em nada o carnaval deste ano. Estamos com o tema "Ratazanas, ferve Jacaraípe", é o calor desse bloco que está atraindo, a cada ano, mais pessoas para Jacaraípe.



VOLTAR


Copyright © 2004 / 2012 - All Rights Reserved: CJBS