CLÉRIO'S HOME PAGE
CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA                                             VOLTAR

RESULTADO DOS CONCURSOS DE TROVAS
Resultado dos Concursos realizados pelo CTC - CLUBE DOS TROVADORES CAPIXABAS

Trovador Pedro Viana Filho Trovador Sérgio Bernardo Trovadora Zeni de Barros Lana, MG Trovador Edmar Japiassu Maia Trovadora Relva de Belo Horizonte, MG
Vencedores dos Concursos do CTC: Pedro Viana Filho; Sérgio Bernardo; Zeni de Barros Lana; Edmar Japiassu Maia; Relva Egypto.

Agostinho Rodrigues Antonio Augusto de Assis Neiva Fernandes
Vencedores dos Concursos do CTC: Maria Amélia (de Portugal); Elen; Agostinho Rodrigues; A. A. de Assis; Neiva Fernandes.

ORIGEM DOS CONCURSOS DE POESIAS E TROVAS

Os Concursos são instituídos como forma de divulgar uma parte importante da cultura, como é a expressão escrita.

O Concurso de poesia é realizado geralmente para que o autor possa expressar no papel, toda a inquietude que nasce de sua alma e compartilhar com seus semelhantes esta modalidade de comunicação.

Definir ou conceituar poesia é uma tarefa que pode ser tentada de incontáveis formas e perspectivas, mas nenhuma tão eficaz como dizer que é a voz interior manifestando-se.

Para todos os que já tiveram a experiência viva de ler e escrever poesia, a participação em Concurso não deve se ater a correntes, escolas, épocas e modismos; somente deixando aflorar tudo aquilo que de mais formoso corre pela alma humana, em qualquer tema e modalidade.

Segundo especialistas a participação em um Concurso faz muito bem à alma!

Os Concursos de Poesias e de Trovas possuem como principal objetivo estimular a produção literária e fornecer produtos de qualidade à comunidade.

Os Concursos possuem também por objetivo descobrir novos talentos e promover a literatura.

Nos Concursos destinados aos Estudantes pode-se colocar como Objetivo principal o seguinte:

Incentivar os alunos a se aventurarem no universo do fazer poético e promover a pesquisa e o pensamento crítico sobre um tema importante da atualidade. Tais experiências tanto visam a aprimorar as habilidades daqueles que já se sentem próximos da Literatura, como também se prestam a representar um atrativo sedutor àqueles que ainda não dominam os meandros da linguagem escrita.




Vencedores dos Concursos do CTC: Congresso de Domingos Martins, Waltair Marques Serrano; Margareth Schwambach e Célia Rodrigues com Clério

MODELO DE REGULAMENTO

CONCURSO DE TROVAS


REGULAMENTO

1. O Concurso de Trovas de (Colocar nome da Cidade ou entidade promotora do evento), constituídos de Concursos de Trovas (Literárias) e Festividades, promovidos e realizados pela (Colocar nome da entidade promotora do evento) obedecerão à seguinte regulamentação.

2. Para efeito destes concursos, entende-se por TROVA a composição poética de quatros versos (linhas) setissilábicos, rimando o 1° com o 3° e o 2° com o 4°, expressando um sentido completo.

3. Os temas, âmbitos e gêneros serão os seguintes:

(Colocar aqui um Tema ou citar vários temas, como no exemplo abaixo)

EMOÇÃO - Nacional/internacional, para trovas líricas e/ou filosóficas

TROPEÇO – Nacional/internacional, para trovas humorísticas.

BRINQUEDO – Estadual, para trovas líricas e/ou filosóficas.

GATO – Estadual, para trovas humorísticas.

OLHAR – Estudantil, para trovas líricas e/ou filosóficas.

4. Cada autor poderá enviar um máximo de 3 trovas (inéditas) por tema, pelo sistema de envelopes, ou seja, cada trova deve ser datilografada ou digitada na face de um pequeno envelope, de aproximadamente 8 x 11cm, colocando-se dentro de referido envelope uma papeleta de identificação. Esses envelopes devem ser colocados dentro de um maior, e remetidos para o endereço do concurso, colocando-se como remetente "Luiz Otávio ou Eno Theorodoro Wanke ou a Cidade da entidade organizadora do Concurso" e o próprio endereço do concurso.

5. As trovas concorrentes deve ser remetidas para: (Colocar endereço com o CEP)

6. Prazo para remessa: (Colocar data)

7. Serão constituídas comissões julgadoras compostas por trovadores de reconhecido mérito literário, para todos os concursos, sendo que, para os concursos nacionais/internacionais, os julgadores serão da cidade organizadora do evento, e para os concursos estaduais, serão de outros Estados.

8. A premiação, composta de troféus e diplomas, será outorgada quando das festividades, a se realizarem nos dias (Citar data). Haverá um mínimo de 5 Vencedores, 5 Menções Honrosas e 5 Menções Especiais, a critério da Comissão Julgadora, em cada categoria. Não haverá repetição de troféu.

9. Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da entidade promotora do evento.

Colocar nome da Cidade da entidade promotora do evento e data do início do Concurso.

Colocar nome de um responsável pela Organização do evento.





VOLTAR


Copyright © 2012 - All Rights Reserved: CJBS
==================================================================>

VOLTAR


Copyright © 2012 - All Rights Reserved: CJBS